Dia da Bióloga: por mais mulheres na ciência!
Hoje, 3 de setembro, é celebrado o Dia do Biólogo! E é sintomático que o...
Leia +Inspirados por Victor Frankl, que dizia que “quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”, aqui na Apply, acreditamos que fazer algo em relação aos incômodos é indispensável! Trabalhamos com parceiros que compartilham essa filosofia e disseminam informações com base científica e de qualidade por meio de pesquisas sérias, que vão na contramão de quem não tem interesse em pensar a longo prazo nesse ecossistema que todos dividimos.
Um desses parceiros é o MapBiomas, que, pelo 5º ano consecutivo, lançou o RAD, Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, com análises para diferentes recortes territoriais e categorias fundiárias. Entre os dados que foram apresentados, destacamos o seguinte:
🌳 Nosso país perdeu, nos últimos cinco anos, cerca de 8,56 milhões de hectares de vegetação nativa, o equivalente a duas vezes o estado do Rio de Janeiro.
🔥No ano passado, o Cerrado foi o bioma mais desmatado do Brasil, com 60,7% da área desmatada, seguido da Amazônia , com 24,8%.
🌲O relatório mostrou também que o bioma Mata Atlântica apresenta apenas 29% de sua cobertura florestal, todo o restante já foi desmatado.
A Apply esteve presente nos bastidores dessa organização que resultou em um evento presencial impactante. Outras três mil pessoas acompanharam o lançamento online pelo YouTube (assista aqui). Para nós é gratificante ver mais um trabalho desse porte na rua e, mais do que isso, ver o interesse de pessoas que se juntam à nós para polinizar esse material.
O RAD, que é um raio-x do desmatamento no Brasil, também avalia os indícios de ilegalidade, os principais vetores do desmatamento e as ações realizadas por órgãos públicos federais e estaduais para controlar e reduzir essas ocorrências no país. Quer acessar o relatório completo? Clique no link a seguir: https://storage.googleapis.com/alerta-public/rad_2023/RAD2023_COMPLETO_FINAL_28-05-24.pdf.
Para a versão resumida, acesse: https://alerta.mapbiomas.org/wp-content/uploads/sites/17/2024/05/RAD2023_DESTAQUES_PT_FINAL_27-05-24.pdf.
A boa notícia é que o estudo apontou a primeira queda do desmatamento no Brasil desde 2019, quando se iniciou a publicação do RAD. Será que é uma tendência? Vamos torcer para que sim!