O que houve com o céu?
Se você está em São Paulo, com certeza sentiu: o ar está muito ruim. E...
Leia +Você trabalha com comunicação, planejamento, ou desenvolve planos de mobilização, e pensou que estava livre das planilhas, estatísticas, mapas, gráficos e afins… Sua equação já deveria ter adicionado novas variáveis.
Comunicar para engajar exige cada vez mais o domínio de filtrar, segmentar e conectar informações abundantes e dispersas, além de pesquisa para acertar o tom das mensagens e narrativas direcionadas ao seu público-chave. Mas, mais do que isso, contar uma boa história a partir de dados tem sido uma necessidade para além das porcentagens e cálculos complexos.
Por isso, fique feliz, suas qualidades de “Humanas” estão em alta. Apenas analisar dados para gerar insights não é suficiente. É preciso saber como comunicar a história que eles contam de forma clara e convincente – uma habilidade chamada narrativa de dados.
Uma pesquisa do Bureau of Labor Statistics identificou que a demanda por analistas de pesquisa deve crescer 25% entre 2020 e 2030, muito mais rápido do que a média de todas as indústrias. Com a profusão de dados sendo criados pela multiplicidade de plataformas, sistemas e redes, é realmente necessário mais pessoas para organizar, sistematizar e entender as associações possíveis que possam revelar informações ocultas, tendências, preferências. Mas a narrativa de dados é a habilidade de transformar esses insights em histórias envolventes e claras, utilizando recursos textuais e audiovisuais. Ela inspira ação e aumenta a compreensão sobre a urgência das questões climáticas.
Dados precisos e completos
Contextualização de insights e ações recomendadas.
Gráficos, diagramas, fotos ou vídeos.
Interno:
Externo:
A narrativa de dados é uma ferramenta poderosa para inspirar ação e comunicar insights complexos de forma acessível. Por aqui, utilizamos muito para transformar dados em histórias que capturam a imaginação e orientam decisões.